Vila Adriana (em latim: Villa Hadriana) é um antigo complexo palaciano construído, no século II, para o Imperador Adriano. Situado na cidade de Tivoli, a uma trintena de quilómetros de Roma, figura entre os mais ricos conjuntos monumentais da Antiguidade. A vila, atualmente em ruínas, está repartida sobre uma superfície de 120 hectares, dos quais 40 estão visíveis.
Segundo a História Augusta atribuída a Élio Esparciano, Adriano "adornou edifícios admiráveis na sua vila de Tibur: vêem-se os nomes das mais célebres províncias e lugares, tais como o Liceu, a Academia, o Pritaneu, o Canopo, o Pórtico Pintado, o vale de Tempe. Não querendo omitir nada, fez mesmo representar a residência das sombras ". Deduz-se geralmente desta citação que a vila evoca na sua arquitetura as obras e os lugares que Adriano viu através das numerosas viagens que fez pelo Império Romano.
VISITEI VILA ADRIANA EM 03.03.2015
Entrada
Uma das várias fontes que encontramos no caminho.
Estávamos em um grupo bem pequeno o que possibilitou que o passeio fosse bem mais agradável.
A guia dando as explicações.
A maquete da cidade.
A guia dando explicações para o grupo.
Estas fotos são uma pequena fração das mil e uma fotos que tirei por lá. Pode se chegar a Vila Adriana e Vila d'Este se partindo de Roma, mas eu fui por um tour que contratei aqui:
http://br.viator.com/pt/8328/tours/Roma/Viagem-de-um-dia-a-Tivoli-partindo-de-Roma-Villa-dEste-e-Villa-Adriana/d511-3058TIVOLI
Nenhum comentário:
Postar um comentário