segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

TEMPLO DE HÓRUS - EDFUL




Hórus, o deus egípcio do céu, representado na arte sob a forma de um falcão, era adorado na cidade de Edfu, onde lhe foi construído um templo majestoso, que se apresenta nos nossos dias como um dos mais bem conservados edifícios sagrados representativos da civilização do Antigo Egito.

O plano tradicional do templo egípcio, edificado segundo um eixo longitudinal, com uma entrada que dá acesso a um vasto corredor, seguido de uma sala dominada por colunas que antecedem a cela onde se encontra o santuário, foi aqui repetido, mas a sua fachada caracterizada pelos pilões é uma novidade introduzida durante o período do Novo Império.
Uma das figuras representadas nos baixos-relevos remonta ao tempo de Narmer, o fundador da primeira dinastia, cerca de 3000 anos a. C.. Esta longevidade das formas artísticas, que coexistem ao lado das inovações, é explicada pela necessidade de perpetuar os cultos religiosos antigos e pela valorização do imutável e do eterno, presentes em toda a civilização egípcia.









































Esta viagem ao EGITO foi simplesmente fantástica e amei cada segundo mas em especial este lugar, com o qual me identifiquei! Meu foco nem foi tanto tirar fotos pq o tempo é sempre pouco para o turista, ou eu tirava mil e uma fotos ou vivenciava o lugar e aqui foi onde tive uma das  melhores experiências e aproveitei a oportunidade, estar no lugar certo, na hora certa, grata Universo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário